Aprendendo com quem sabe, a cuidar da minha
Mini -Horta

Dicas para montar uma mini-horta.




Ao escolher o espaço que será destinado a mini-horta deve ser observada a incidência do sol. Plantas não sobrevivem sem os raios solares, porém se forem muito fortes ou por muito tempo elas podem ser queimadas. Dê preferencia aos raios solares da manhã (das 7h às 11h).

Os cuidados do dia a dia…

O ideal é não fazer nenhum tipo de plantio ou rega no horário de sol muito forte, perto do meio-dia. A água fria em contato com a terra aquecida por causa do calor provoca uma diferença de temperatura que não é saudável. Já no inverno, durante dias frios e nublados é possível aguar as plantas no horário de almoço.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Informações sobre Menta e Hortelã

                               Qual é a diferença entre menta e hortelã?

Menta e hortelã são nomes populares usados para designar espécies que pertencem a um mesmo gênero, chamado Mentha. Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero - além de outras tantas espécies criadas pelo ser humano -, mas o mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata. As demais espécies, como são bem parecidas, costumam variar entre os dois nomes populares. "A confusão é comum porque o cruzamento entre as Menthas resulta em plantas parecidas, embora bem diferentes biologicamente. Isso faz com que os pesquisadores tenham dificuldades em identificar que tipo de Mentha é", afirma Lin Chau Ming, professor de horticultura da Unesp de Botucatu (SP). Parte da confusão também se deve ao fato de os nomes populares variarem de região para região. Enquanto no sul do Brasil a maioria das espécies é chamada de menta, no interior de São Paulo e no Nordeste é mais comum usar hortelã para designar qualquer uma delas.

Fonte: aqui
Há várias espécies de menta ou hortelã no gênero Mentha, e não existe consenso entre os botânicos sobre o número de espécies existentes e o nome atribuído a estas. Aumentando a dificuldade de estabelecer uma classificação, as espécies intercruzam com facilidade, produzindo diversas plantas híbridas.
As espécies mais comuns são:



Hortelã-das-hortas ou hortelã-comum
Hortelã-comum ou hortelã-das-hortas (Mentha spicata) - imagem original: miluz - Licença Creative Commons
Mentha spicata - chamada de hortelã-comum, hortelã-das-hortas, hortelã-verde ou simplesmente hortelã. A planta atinge de 30 a 100 cm e tem flores brancas ou rosadas. Existem muitos cultivares desta espécie, que apresentam uma boa variabilidade nas características de suas folhas. É muito usada como condimento, aromatizante, como chá e no preparo de outras bebidas. Também é utilizada para fins medicinais.



Hortelã-da-água
Hortelã-da-água (Mentha aquatica) - imagem original: nociveglia - Licença Creative Commons
Mentha aquatica - chamada de menta-aquática, hortelã-dos-ribeiros ou hortelã-da-água. Como o nome indica, cresce naturalmente na beira de cursos de água, lagos, poças, brejos, etc. Atinge normalmente cerca de 90 cm, embora possa chegar a 1,5 m de altura. Suas flores são pequenas, rosadas ou lilases, e ficam densamente agrupadas. É usada geralmente para fins medicinais.



Hortelã-pimenta
Hortelã-pimenta (Mentha x piperita) - imagem original: nociveglia - Licença Creative Commons
Mentha x piperita - chamada de hortelã-pimenta, algumas de suas subespécies têm nomes populares exclusivos como, por exemplo, hortelã-chocolate para Mentha x piperita 'Chocolate Mint' e hortelã-limão paraMentha x piperita 'Citrata'. A hortelã-pimenta é considerada atualmente um híbrido resultante do cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata. Cresce de 30 cm a 1 m, suas folhas são geralmente verde-escuras e suas flores são rosadas ou púrpuras. É usada como condimento, aromatizante, como chá e no preparo de outras bebidas. Também é muito usada para fins medicinais e para a obtenção de óleos essenciais, principalmente de mentol.



Hortelã-doce ou hortelã-japonesa
Hortelã-doce ou hortelã-japonesa (Mentha arvensis) - imagem original:Matt Lavin - Licença Creative Commons
Mentha arvensis - conhecida como hortelã-brava, hortelã-doce e hortelã-japonesa, entre vários outros nomes, incluindo hortelã-pimenta para aumentar a confusão de nomes dados para as espécies de menta. Atinge de 10 a 60 cm de altura, podendo até chegar a 1 m. Há várias subespécies desta planta. Suas flores são brancas, rosadas ou lilases, e ficam junto ao caule, logo acima das folhas. É usada para fins medicinais e como condimento, e é a principal espécie usada para a obtenção do óleo essencial mentol.



Poejo
Poejo (Mentha pulegium) - imagem original: Isaac Wedin - Licença Creative Commons
Mentha pulegium - conhecida como poejo. Atinge até 50 cm de altura, crescendo em locais úmidos ou encharcados, e na beira de cursos de água. Suas folhas são pequenas e suas flores rosadas surgem junto ao caule, logo acima das folhas. É usada como planta medicinal, condimento, aromatizante, como chá e no preparo de outras bebidas. Também é utilizada para repelir insetos (seu nome pulegium veio de seu uso como repelente de pulgas antes do surgimento dos inseticidas modernos).



Hortelã-maçã
Hortelã-maçã (Mentha suaveolens) - imagem original: Catherine Dougherty - Licença Creative Commons
Mentha suaveolens - conhecida como hortelã-maçã, é também chamada de hortelã-brava. Atinge de 40 cm a 1 m de altura, suas flores são brancas, rosadas ou lilases. É utilizada para fins medicinais, condimento, aromatizante e como planta ornamental (esta espécie possui cultivares com folhas variegadas, muito apreciados como plantas de jardim).



Hortelã-da-ribeira
Hortelã-da-ribeira (Mentha cervina) - imagem original: Daniel Feliciano - Licença Creative Commons
Mentha cervina - conhecida como hortelã-da-ribeira. Atinge até 30 cm de altura, tem folhas estreitas verde-escuras e flores brancas que surgem junto ao caule. É usada para fins medicinais e como condimento.



Hortelã-silvestre
Hortelã-silvestre (Mentha longifolia) - imagem original:Mr. Tonreg - Licença Creative Commons
Mentha longifolia - conhecida como menta-silvestre. Atinge de 40 cm a 1,2 m, tem folhas compridas e relativamente estreitas. Suas flores podem ser roxas, brancas ou lilases. É utilizada para fins medicinais e muito raramente como condimento.
Existem algumas outras espécies e vários outros híbridos de mentas. Distinguir as mentas ou hortelãs é geralmente uma tarefa difícil, dada a variabilidade e as semelhanças encontradas nas espécies, subespécies e cultivares, não existindo atualmente consenso nem mesmo entre os especialistas.

Nenhum comentário:

Aprendendo com quem já aprendeu.

)